Sistema de Conetividade
As redes de conetividade são cruciais para o ordenamento do território, promovendo a interconexão dos ecossistemas, das pessoas e das atividades, contribuindo para a valorização dos recursos e para um modelo de organização territorial mais sustentável. Assim, o sistema territorial integra conetividades de natureza distinta: as infraestruturas e redes verde e azul, as infraestruturas e redes de mobilidade e as redes digitais.
Na conetividade ecológica, importa referenciar a escala ibérica, quer na partilha de grandes rios quer na continuidade das áreas de conservação da natureza. É sublinhada a imprescindível ligação mar-terra (estuários) e a conetividade garantida pela rede hidrográfica principal, o sistema de cabeceiras das principais bacias hidrográficas, o sistema litoral e as áreas de conservação da natureza classificadas, incluindo áreas e corredores de ligação entre elas.
O sistema de conetividade incorpora também a rede de infraestruturas fundamental, estruturada em corredores longitudinais e transversais rodoviários e ferroviários e em importantes nós de conetividade (infraestruturas logísticas, aeroportos e portos), contribuindo a sua consolidação para a diminuição das disparidades regionais.
Por sua vez a conetividade digital deverá constituir-se como um importante instrumento para a coesão territorial, num contexto em que ainda persistem elevadas disparidades territoriais.
Monitorizar o sistema de conetividade passa por acompanhar a evolução destas áreas agregadas nos temas: conetividade ecológica, infraestruturas ambientais, acessibilidade e mobilidade, redes e infraestruturas de transportes e conetividade digital.